Integração dissemina informação do Setembro Amarelo

Setembro foi o mês de prevenção ao suicídio e pensando em como tratar do tema e esclarecer dúvidas a Agro CP realizou diversas ações entre seus colaboradores visando mostrar as formas de prevenção e como ajudar as pessoas que passam por esta situação e precisam de ajuda.

A primeira atividade foi quando os colaboradores chegaram para trabalhar. Eles foram recebidos com balões em suas mesas, contendo várias mensagens incompletas dentro dos balões. O complemento da mensagem estava no balão de outro colega, sendo assim eles tiveram que conversar entre si para descobrirem suas respostas e quem encontrasse o complemento correto da frase ganhava um brinde especial.

Para a colaboradora Adriana Maciente, “a ação foi bem interessante,  principalmente como foi feita a abordagem, teve interação junto aos funcionários, como também uns solidários com os outros na procura da sua pergunta ou resposta. Agora sobre a importância do assunto, foi a conscientização que depressão é doença, séria e silenciosa, mais tem tratamento,  que pode causar dor e sofrimento não só pra si mesmo, mas também a todos a sua volta. Devemos ficar em alerta para que  possamos combater este mal que interrompe sonhos.

“Foi muito interessante e diferente, a forma como abordou o setembro amarelo, e me surpreendeu. Através das mensagens nos balões, pude compartilhar com amigos e familiares sobre o assunto, bem como entender melhor sobre o tema”, ressaltou o colaborador Gilberto Cougo. E para a analista Mariele Pinelli, “a ação foi muito importante, pois já passei por essa situação em minha família, e sei o quanto é importante conscientizar as pessoas sobre o assunto. Para mim, a forma como a equipe trabalhou as informações, com a brincadeira do balão foi incrível, além de me divertir bastante pude aprender mais ainda”.

Não só a dinâmica de integração com os funcionários, a empresa também preparou várias sessões de cinema durante os intervalos, exibindo filmes e mensagens sobre o tema. De acordo com o RH da empresa “estas ações tiveram como principal objetivo estimular a fala, conhecimento e aprendizado sobre o assunto, além da integração dos funcionários. Pois sabemos que a melhor maneira de prevenir o suicídio é conversar. Então, a partir deste primeiro passo interno, queríamos despertar entre os colaboradores o desejo de abrirem e falarem sobre o assunto”.

Para encerrar as atividades do mês, a psicóloga Cristina Scarpelli, do Núcleo de Desenvolvimento de Saúde – Reabilitação Ideal se prontificou voluntariamente para conversar com os colaboradores e tirar algumas dúvidas. Além de trocar experiências com aqueles que precisam de ajuda.

E para os próximos meses de conscientização Outubro Rosa e Novembro Azul, outras atrações já estão sendo preparadas para que o conhecimento e a disseminação do mesmo, leve as pessoas para cada vez mais se preocuparem com a saúde.